A Stellantis está desenvolvendo planos para a produção e venda de um SUV compacto no Brasil, que será menor que o Renegade e foi originalmente lançado na Europa. Este novo modelo utilizará a mesma plataforma encontrada no Peugeot 208, proporcionando um desempenho e estilo excepcionais aos consumidores brasileiros.


A gigante automotiva está se organizando para tornar o Jeep Avenger um veículo de produção nacional, após sua introdução no mercado europeu em setembro de 2022. De acordo com informações adiantadas pelo portal Autos Segredos, o grupo automotivo já está em contato com fornecedores para iniciar a fabricação do projeto 516, o nome interno atribuído ao Avenger.


Com a intenção de maximizar recursos e eficiência, o Jeep Avenger, junto com o sucessor do Fiat Argo, será produzido na mesma linha de montagem na fábrica da Fiat, localizada em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Ambos os veículos serão construídos sobre a plataforma CMP da Peugeot/Citroën, que já é empregada em modelos como o Peugeot 208, e-2008, Citroën C3 e C3 Aircross, proporcionando uma base sólida e comprovada para esses novos lançamentos.


Data de lançamento prevista

O lançamento do novo Jeep Avenger está previsto para ocorrer entre os anos de 2025 e 2026, logo após a introdução da próxima geração do Fiat Argo. Como parte da estratégia de atualização de produtos, é esperado que o Avenger receba uma renovação visual significativa para marcar a metade do seu ciclo de vida. Essa abordagem segue a tendência observada no mercado, onde fabricantes como a Peugeot atualizam seus modelos, como o SUV 2008, para manter a atratividade e competitividade ao longo do tempo. Os consumidores podem esperar uma versão atualizada e aprimorada do Jeep Avenger, com novidades e melhorias que certamente irão impressionar.


Dimensões e visual do Avenger

Na Europa, o Avenger da Jeep é classificado abaixo do Renegade em termos de tamanho. Suas dimensões são as seguintes: possui um comprimento de 4,08 metros, largura de 1,78 metros, altura de 1,58 metros e entre-eixos de 2,56 metros. Em comparação, o Renegade tem um comprimento de 4,26 metros, largura de 1,80 metros, altura de 1,70 metros e entre-eixos de 2,57 metros.


Apesar de se inspirar no Renegade, o Avenger possui uma estética mais suavizada em comparação ao seu irmão maior. Seu design apresenta linhas mais arredondadas. Elementos como a grade frontal e os faróis horizontais são influenciados pelo Compass e outros SUVs da marca.


Na lateral, as portas do Avenger são revestidas com acabamento em plástico preto, e as caixas de roda são proeminentes, contando com molduras plásticas. Plástico também é utilizado ao redor dos vidros, e as maçanetas das portas traseiras estão posicionadas próximas à coluna C, similarmente ao Honda HR-V.


O design da parte traseira do Avenger é bastante semelhante ao do Renegade, porém se destaca pelo formato do teto, que possui um contorno mais fluido em comparação com a forma mais retangular do Renegade. As lanternas traseiras também fazem referência ao SUV maior da Jeep. Além disso, a altura da tampa do porta-malas é posicionada de forma mais baixa, o que pode facilitar o carregamento de cargas pesadas.


Opções de motorização


Graças à plataforma CMP, o Avenger da Jeep terá diversas opções de motorização, incluindo variantes a combustão, híbridas e totalmente elétricas. No mercado brasileiro, é esperado que o Jeep Avenger seja equipado com o motor 1.0 turboflex T200, juntamente com um câmbio CVT, conjunto que já é conhecido pelo Fiat Pulse.


Além disso, também estará disponível uma versão híbrida convencional, que combina o mencionado motor com um motor elétrico. Na Europa, o modelo contará com uma opção totalmente elétrica, equipada com baterias de 54 kWh, capazes de proporcionar uma autonomia de até 400 km no ciclo WLTP.