Na indústria automotiva, a identificação de um carro está intimamente ligada à reação do público e à associação do modelo com um nome icônico. Na Jeep, a escolha dos nomes para seus veículos envolve um processo complexo, com pesquisa, análise e criatividade.


Porém, a marca tem mantido seu legado e trajetória com a associação de nomes icônicos a carros novos, como o Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Gladiator, que remetem a modelos históricos da marca. 


Essa estratégia tem facilitado a conexão do nome com o público e contribuído para a identificação, a receptividade e o sucesso dos modelos.


Jeep: A origem


A história da Jeep remonta à sua origem em 1941, quando o exército dos Estados Unidos assinou contrato com a Willis-Overland para ser sua principal fornecedora. 


Desde então, a marca tem evoluído e se mantido fiel à sua identidade, com a escolha de nomes que remetem às características de seus veículos, como bússola, comandante e gladiador. 


Esses nomes têm origem no inglês e representam valores como valentia, estilo de vida e habilidades para rodar em qualquer terreno, atributos que têm sido fundamentais para a marca desde seus primeiros modelos. 


A Jeep tem mantido essa tradição de escolher nomes icônicos que reflitam as características de seus veículos, e isso tem contribuído para a conexão com o público e o sucesso de seus modelos ao longo dos anos.


A totalidade dos modelos produzidos pela Jeep possuem a tração nas quatro rodas. Além disso, algumas versões oferecem ainda o selo Trail Rated, que identifica os modelos mais competentes para uso em terrenos off-road, sendo imbatíveis em cinco exigências fundamentais: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão.


Todos os veículos da Jeep são equipados com tração nas quatro rodas, o que é muito útil para andar em terrenos off-road, ou seja, lugares que não têm asfalto, como trilhas, lama ou pedras. 


Alguns modelos ainda possuem o selo Trail Rated, que identifica aqueles que são especialmente projetados para serem excelentes em cinco áreas importantes para o uso em off-road: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão em água.



Renegade


Primeiro Renegade lançado no Salão do Automóvel.



O nome "Renegade" significa aquele que quebra tradições, e foi escolhido para batizar o primeiro veículo produzido no Polo Automotivo Stellantis em Goiana. 


Trata-se de um utilitário esportivo compacto que faz referência a uma versão do clássico CJ, que também foi usada como nome para um pacote de opcionais do Wrangler na década de 1990. 


O modelo Renegade é diferenciado da versão convencional por faixas decorativas, para-choques e rodas exclusivas, além de aprimoramentos para uso em off-road, como pneus e amortecedores reforçados. 


A escolha do nome reflete a intenção da Jeep de criar um carro com personalidade própria e que ousa desafiar as convenções do mercado automotivo.



Compass



O Compass é o veículo mais popular em sua categoria.



O Compass é um utilitário esportivo médio que literalmente aponta para o sucesso. A tradução de seu é 'bússola', instrumento usado para navegação. 


O Jeep é líder no segmento há seis anos consecutivos no Brasil e foi o primeiro modelo eletrificado da marca americana no país, com a versão 4xe, importada da Itália. 


Produzido em Pernambuco, o Compass te levará aonde quiser, veja na cidade ou em aventuras off-road. Com ele, você certamente nunca estará perdido.



Commander


O Compass é o veículo mais popular em sua categoria.



Você sabia que a Jeep tem um Comandante em sua frota? Não é um general, mas sim um utilitário esportivo grande que lidera o segmento com mais de 40 mil unidades produzidas. 


Seu nome remete ao antigo modelo importado da Áustria, apresentado no Salão do Automóvel de 2006, que também tinha sete lugares e era equipado com um motor V8 poderoso de 326 cavalos. 


Com ele, é possível se sentir no comando, ou melhor, o Comandante, durante uma aventura off-road.




Wrangler


Jeep Wrangler, o cowboy dos carros, em ação off-road



O Wrangler é um daqueles carros que você sabe que pode confiar, independentemente da situação. Nomeado de "cowboy" pela Jeep, ele é o sucessor do CJ e foi incorporado à linha da marca depois de sua compra pela Chrysler em 1987. 


Com tração 4x4 e um design robusto, o Wrangler é um verdadeiro guerreiro, pronto para enfrentar qualquer terreno com coragem e confiança.





Gladiator


O Novo Jeep Gladiator tem a melhor tração 4x4 do segmento.


A picape Gladiator, assim como seu nome indica, é uma verdadeira guerreira. Com sua robustez e capacidade de enfrentar qualquer desafio, a Gladiator é a picape mais capaz do segmento. 


Sua linhagem remonta ao modelo Jeep Truck, que foi produzido nos EUA entre 1962 e 1971, e na Argentina até 1977. Agora, em sua nova encarnação, a Gladiator mantém a tradição da marca Jeep de oferecer veículos resistentes e preparados para qualquer situação.