Mudança de plataforma, aumento de dimensões e novas versões puramente elétricas.

Jeep Compass deve chegar em 2023, enquanto o Renegade em 2026

A Jeep, que está se aproximando da eletrificação total de sua linha de produtos, anunciou que os destaques do seu portfólio no mercado brasileiro, Renegade e o Compass, farão parte de seus futuros planos de eletrificação. Isso é possível graças à nova plataforma Stellantis que será a base da próxima geração dos dois SUVs.

A nova geração do Compass será lançada primeiro sob a nova plataforma STLA Medium, que tem conclusão prevista para 2023. O tamanho também mudará, o carro ficará ainda maior para se aproximar do tamanho de seus concorrentes principais.

O aumento das dimensões será bastante significativo para o mercado dos Estados Unidos, onde atualmente o modelo é classificado como SUV compacto, assumindo de vez o papel de SUV médio da marca.

A mudança para a arquitetura STLA Medium é capaz de sustentar totalmente a eletrificação, o que abre espaço para que o próximo Compass apresenta um pacote mecânico 100% EV. Para esse cenário, é mencionado uma autonomia de até 640 km e uma potência que varia de 170 cv a 244 cv, dependendo da versão.

A nova plataforma também se baseia em oferecer versões com tração nas quatro rodas, característica que a Jeep considera essencial para cada modelo.

Compass 2024 continua sendo comercializado em todo o mundo, o que significa que também será oferecido com motorização convencional, a diesel e gasolina, a depender da região.

Agora falando do Jeep Renegade, ele também foi renovado tal qual o seu irmão maior. Nessa próxima geração é esperado que venha com maiores dimensões já que com a chegada do Avenger, o SUV deixa de ser o menor do portfólio da marca.

Com esse fim, terá a plataforma atual substituída pela STLA Small Base, aumentando o espaço e o conforto dentro da cabine. Para que isso aconteça, a plataforma atual será substituída pela STLA Small Base, proporcionando mais espaço e conforto na cabine.

A Jeep conserva o visual contemporâneo do Compass, entretanto, a geração seguinte do Renegade reforça ainda mais seu distinto toque retrô. Da mesma forma que o recém-lançado Recon, este modelo é inspirado no passado da marca. Mantém e não deixa para trás o formato quadrado que tornou o Jeep tão excelente.

Motorização

Quanto ao motor, há opções para versões 100% elétricas com até 240 cv e torque de tração para as quatro rodas do carro (tração 4x4). Assim como o Compass, parece que alguns mercados também oferecerão um motor convencional.

Na verdade, será a mesma estratégia do Avenger com um carro elétrico e um motor 1.2 turbo a gasolina. O lançamento no mercado neste caso está previsto para 2025 e já está à venda como parte da linha de produtos 2026. Esse escopo também é global.